LEME

envelope

fren

Estatutos

Regimento do Laboratório de Estudos Medievais

 

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1 O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) é instância vinculada ao Departamento de História da USP, Departamento de História da UNIFESP, Departamento de História da Arte da UNIFESP, Departamento de História da UFG, Departamento de História da UFMG e ao Departamento de História da UNICAMP, onde se desenvolvem pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento.

Art. 2 Os objetivos do LEME são:

1. Congregar professores, pesquisadores e estudantes para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades na área de História Medieval;

2. Reconhecer e formalizar os estudos e as atividades anteriormente mencionadas;

3. Promover a colaboração com outras instituições e grupos de pesquisa em áreas afins;

4. Proporcionar aos alunos de graduação e de pós-graduação um espaço de interlocução acadêmica;

5. O desenvolvimento de laços de cooperação acadêmica por meio de contratos, convênios e outras formas de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, quer nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos;

 

CAPÍTULO II CONSTITUIÇÃO, FUNÇÃO E ESTRUTURA

Art. 3 A estrutura do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) é a seguinte:

1. Coordenação

2. Conselho Científico

3. Núcleos de Pesquisa

4. Secretaria

Art. 4 São os seguintes os membros constituintes do LEME:

1. Pesquisadores Plenos. São professores doutores pesquisadores da área de História cadastrados no LEME.

2. Pesquisadores Associados. São professores de instituições nacionais e estrangeiras cadastrados no LEME, e que desenvolvem colaboração acadêmica.

3. Pesquisadores. São estudantes que desenvolvem pesquisas de Iniciação Cientifica ou Mestrado ou Doutorado na área de História Medieval, previamente cadastrados e vinculados aos Núcleos do LEME.

4. Pesquisadores Visitantes. São pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que mediante convênios e/ou mútua colaboração, aprovados pelo Conselho Científico e Pelo Conselho Departamental desenvolvem pesquisa no LEME.

Art. 5 O Laboratório de Estudos Medievais será dirigido pela Coordenação e pelo Conselho Científico.

1. A Coordenação será composta por um Coordenador e é exercida por professor integrante do corpo efetivo do Laboratório, eleito pelo Conselho Científico do LEME por um período de quatro anos, permitida recondução.

2. É função do Coordenador convocar o Conselho Científico e ocupar-se da gestão administrativa do Laboratório.

Art. 6 - O Conselho Científico é constituído de todos os professores membros efetivos do LEME.

1. O Conselho Científico é presidido pelo Coordenador, e é a instância de decisão do LEME, acolhendo para avaliação e decisão temas relacionados a seus objetivos e propósitos. Por maioria, o Conselho Científico é responsável pela inclusão de todo e qualquer membro, permanente ou transitório, nos quadros do laboratório.

2. Os Professores Membros Efetivos do LEME têm direito à voz e voto.

3. Os Professores Colaboradores do LEME têm direito à voz no Conselho Científico.

4. É atribuição do Conselho Científico aprovar eventos e publicações que contarão com a chancela do LEME.

5. Cabe ao Conselho Científico normatizar e decidir casos omissos a este Regimento.

Art. 7 Os Núcleos de Pesquisa são responsáveis pelo desenvolvimento de projeto comum de pesquisa que goza de auxilio junto a agências externas de fomento.

I - Os Núcleos de Pesquisa são constituídos por um Líder, necessariamente um dos Professores Efetivos, pelos Professores Colaboradores, além dos Pesquisadores do LEME, Professores Visitantes e Estagiários.

II – A figura do Líder de Núcleo de Pesquisa caracteriza-se pela tarefa de coordenação do núcleo, sendo o seu representante institucional junto às agências de fomento e outras instituições.

Art. 8 Os Núcleos de Estudo são iniciativas dedicadas ao estudo e aprofundamento de temas de interesse dos membros constituintes do LEME, relacionados ou não com as pesquisas desenvolvidas pelos Núcleos de Pesquisa.

I - Os Núcleos de Estudos são constituídos por um Líder, no mínimo doutorando, além dos demais Professores Efetivos e Professores Colaboradores envolvidos, pesquisadores de outras instituições, pesquisadores visitantes e estagiários.

II – A figura do Líder de Núcleo de Estudos caracteriza-se pela tarefa de coordenação do núcleo.

Art. 9 - A Secretaria realiza as tarefas de caráter burocrático e administrativo do Laboratório.

Parágrafo Único. Compete à Secretaria zelar pelo Laboratório e garantir seu funcionamento.

 

LABORÁTORIO DE ESTUDOS MEDIEVAIS (LEME)
E-mail: medieval@usp.br
Telefone: (11) 3091-0268
Endereço:  Av. Prof. Luciano Gualberto, 315
CEP: 05508-900 - Cidade Universitária São Paulo - SP/Brasil

facetuitteryt