Seminário de Estudos sobre Antiguidade Tardia - USP

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convida para as atividades do “Seminário de estudos sobre Antiguidade Tardia”, que será realizado na Universidade de São Paulo ao longo de 2014. O “Seminário de estudos sobre Antiguidade Tardia” é uma atividade permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social, coordenada pelos professores Carlos Augusto Machado e Marcelo Cândido da Silva. O objetivo do seminário é divulgar trabalhos em curso sobre Antiguidade Tardia, no Brasil e no exterior, através da apresentação de jovens pesquisadores e de professores das áreas de História Antiga e de História Medieval que estudam o período.

As sessões de apresentação e de discussão ocorrerão nas primeiras terças-feiras de cada mês, sempre às 17h30*, na Sala de Vídeo do Departamento de História da USP.

Segue a programação para o ano de 2014:

11 de março, às 17h30: Verônica Silveira (Doutorado USP-Università di Padova), "Identidades Políticas e Políticas Identitárias na Gália Merovíngia".

20 de março, às 14h: Greg Woolf (University of Saint Andrews), "O Urbanismo Antigo em uma perspectiva ecológica e comparada".

01/04, às 17h30: Discussão em torno do livro "Potestas populi. Participation populaire et action collective dans les villes de l'Afrique romaine tardive (vers 300-430 apr. J.-C.)", de Julio Cesar Magalhães (USP).

13/05, às 17h30: Discussão em torno do livro "Assim na Terra como no Céu: Paganismo, Cristianismo, Senhores e Camponeses na Alta Idade Média", de Mário Jorge da Motta Bastos (UFF).

03/06, às 17h30: Érica Cristhyane Morais da Silva (UFES), "Cidade, poder e conflito no século IV d.C.: Antioquia de Orontes, Laodicea e a disputa pelo status de metrópole".

05/08, às 17h30: Discussão em torno do livro Carlos Machado (USP), Johannes Lipps e Philipp von Rummel (Orgs.), "The Sack of Rome in 410 A.D. The Event, its Context and its Impact".

02/09, às 17h30: Rossana Baptista Pinheiro (UNIFESP), "Martinho de Braga e expansão do ideal monástico no século VI".

07/10, às 17h30: Discussão em torno do livro "Uma história do roubo na Idade Média", de Marcelo Cândido da Silva (USP).

04/11, às 17h30: Régine Le Jan (Université Paris I, Panthéon-Sorbonne), "Amizade e inimizade na Gália pós-romana".

02/12, às 17h30: Milton Mazetto (Doutorado, UNICAMP), "Entre barbarie e cristianismo: a escrita da história na Alta Idade Média".

As inscrições para o "Seminário de Estudos sobre Antiguidade Tardia" deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

* Excepcionalmente, teremos duas sessões do Seminário no mês de março, nos dias 11 e 20 (que ocorrerá às 14h, na Sala de Vídeo do Departamento de História da USP).