Colóquio Internacional "Epistolário Político IV: cartas e redes" (USP)

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convida para o Colóquio Internacional "Epistolário Político IV: cartas e redes", que ocorrerá na Universidade de São Paulo.

Data: 15 a 17 de abril de 2014

Local: Sala 14 - Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, FFLCH/USP

Inscrições: Enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  com nome completo, vínculo institucional e telefone para contato.  As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados para aqueles que tiverem, no mínimo, 70% de presença durante o evento.

Cartaz Colóquio Epistolário Político

Após três encontros intitulados “Governar pelas cartas” (Paris, 2009), “Autênticos e Autógrafos” (Paris, 2010) e “Cartas de arte” (Roma, 2012),  a quarta edição do Colóquio Internacional “Epistolário Político: cartas e redes” será realizada na Universidade de São Paulo.

Nesta edição, pretende-se estudar as correspondências políticas medievais como testemunhos de um sistema de inter-relações complexas, que envolveram redes de poder, de amizade e solidariedade em constante evolução.

O objetivo central do Colóquio Internacional “Epistolário Político IV: cartas e redes” é estimular o debate e o desenvolvimento de novas abordagens historiográficas sobre os conjuntos epistolares medievais. A prerrogativa da inovação presente na proposta temática deste colóquio, tangencia as abordagens metodológicas das pesquisas envolvidas, justamente na aplicação do conceito sociológico de “rede” para a reconstituição das relações políticas estabelecidas através dos conjuntos epistolares medievais.

15/04 – Terça-feira

9h: Abertura

Laurent Vissière (Paris IV-Sorbonne) e Marcelo Cândido da Silva (USP)

9h30 – 12h30: Mesa 01

Coordenadora: Rossana Alves Baptista Pinheiro (UNIFESP)

Júlio César Magalhães de Oliveira (USP): “Redes epistolares e difusão de notícias no Mediterrâneo tardo-antigo: o caso da controvérsia pelagiana”.

Thomas Deswarte (Université d'Angers): “As Cartas de Isidoro de Sevilha: uma lógica reticular?”.

Milton Mazetto Junior (Doutorado/UNICAMP): “As epístolas de Avitus, bispo de Vienna, e a escrita da história burgúndia na Alta Idade Média”.

12h30 – 14h30: Almoço

14h30 – 18h30: Mesa 02

Coordenador: Renato Vianna Boy (UFFS)

Adrien Bayard (Doutorado/Paris I – Sorbonne): “As redes de poder em Auvergne na Alta Idade Média: as cartas face à arqueologia”.

Martin Gravel (Paris VIII): “As cartas dos outros: correspondências e redes filigrana de grandes coleções carolíngias”.

Michael Cousin (Doutorado/Université d'Angers): ”Uma rede epistolar na tormenta das intrigas políticas: Gerberto de Aurillac e seus correspondentes no coração da luta pelo poder entre Otonidas, Carolíngios e Capetíngios (984-989)”.

Vinicius Marino Carvalho (Mestrado/USP): "Justiciars, Chefes Gaélicos e a Chancelaria Irlandesa (Séc. XIII-XV)".

16/04 – Quarta-feira

9h30 – 12h30: Mesa 03

Coordenadora: Maria Filomena Coelho (UnB)

Claudia Bovo (UFTM): “Tipologia epistolar e redes de poder na correspondência de Pedro Damiano (1040-1072)”.

Annick Peters-Custot (Doutorado/Paris IV): “Estratégias epistolares e reforma gregoriana: o caso da Itália Meridional Normanda”.

Bruna Giovana Bengozi (Mestrado/USP): “A correspondência política da Condessa Matilda de Canossa e a construção de redes sociais”.

12h30 – 14h30: Almoço

14h30 – 17h30: Mesa 04

Coordenadora: Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)

Micol Long (Ludwig-Maximillians Universität München): “‘Ele é jovem, honesto e instruído: acolhe-o’. Uma análise do conjunto das cartas de recomendação do século XII”.

Maria Filomena Coelho (UnB): “Cartas políticas da dinastia de Avis: a arte de ditar o bem comum”.

Nathanael Nimmegeers (Casa de Velazquez): “Apresentação do programa franco-alemão EPISTOLA (ANR-DFG)”.

17/04 – Quinta-feira

09h30 – 12h: Mesa 05

Coordenadora: Néri de Barros Almeida (UNICAMP)

Armand Jamme (CNRS): “Redes epistolares e construção de um espaço europeu: o papel da cúria papal nos séculos XIII e XIV”.

Elisabeth Crouzet-Pavan (Paris IV Sorbonne): “Os espaços das cartas: releituras das redes epistolares mercantes venezianas do século XV”.

12h – 14h: Almoço

14h– 16h30: Mesa 06

Coordenador: Armando Torres Fauaz (Universidad Nacional de Costa Rica)

Alain Marchandisse (Liège) e Jonathan Dumont (Liège): “As trocas em redes em torno do casamento de Maria de Borgonha”.

Cécile Becchia (Doutorado/Paris IV Sorbonne-Lille III): “Um oficial em suas redes. As trocas epistolares profissionais e privadas de João Rabustel, procurador de Dijon e secretário dos duques da Borgonha (século XIV)”.

16h30 –  17h: Intervalo

17h: Encerramento

Bruno Dumézil (Paris Ouest Nanterre) e Néri de Barros Almeida (UNICAMP)