Lançamento do livro "A construção da narrativa histórica. Séculos XIX e XX"

Informamos o lançamento do livro "A construção da narrativa histórica. Séculos XIX e XX", organizado pelas professoras Ana Nemi, Néri de Barros Almeida e Rossana Alves Baptista Pinheiro.

SINOPSE

O século XIX é conhecido como o século da história. Podemos dizer que o século XX foi o século da historiografia. O século XIX exaltou a história, fervorosamente confiante em sua capacidade de dar subsídio a construções históricas que então se queria engendrar — como a nação. Então, a transformação da história em disciplina acadêmica e escolar permitiu uma popularização inédita da escrita histórica e lhe possibilitou atuar na efetiva e rápida formação — e transformação — de uma memória comum. Assim não foi por acaso que os historiadores do século XX se destacaram pela intensa crítica à produção do conhecimento histórico. Este livro explora alguns aspectos e momentos dessa história. Ao fazê-lo, pretende oferecer ao leitor a oportunidade de uma experiência mais profunda com sua própria memória histórica. Trata-se, portanto, de defender a existência do campo do conhecimento sistemático que conhecemos por “história” por meio da própria natureza democrática, política e pública, de sua dinâmica mais recente.

SOBRE AS AUTORAS:

Ana Nemi é professora de História Contemporânea da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Néri de Barros Almeida é professora de História Medieval da Unicamp e livre-docente pela mesma instituição.

Rossana Alves Baptista Pinheiro é professora de História Medieval da Unifesp e realiza pós-doutorado na Unicamp.

Para mais informações e vendas, visite a página da Editora da Unicamp: http://www.editora.unicamp.br/a-construc-o-da-narrativa-historica.html